GRANDE LOJA MAÇÔNICA ENCERRA EM CUIABÁ O 2º CURSO DE DIRIGENTES DE LOJAS

23 de julho de 2016

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT) encerrou, na manhã desse sábado (23.07.2016), em Cuiabá, o 2º Curso de Dirigentes de Lojas realizados em sete polos regionais do Estado.

O primeiro foi realizado no dia 14 de maio, no Oriente de Água Boa; o segundo no dia 21 de maio, no Oriente de Sorriso; o terceiro no dia 28 de maio, no Oriente de Rondonópolis; o quarto no dia quatro de junho no Oriente de Diamantino; o quinto no dia 18 de junho no Oriente de Pontes e Lacerda; o sexto n o dia 16 de julho no Oriente de Brasnorte e sétimo encerrando em Cuiabá.

SÍNTESE DO CURSO

VENERÁVEL MESTRE - como Presidente de uma Loja Simbólica, é o principal responsável por sua administração, cabendo-lhe representá-la junto ao Poder Civil e à Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso. É o Guia da Fraternidade, devendo ser sublime e majestoso, por ser o coordenador de um conjunto de ideias nobres, cujo objetivo precípuo é ascender ao caminho do aperfeiçoamento. Sua conduta e predicados morais devem servir de exemplo aos que dirige e de prestígio da Loja e da Ordem Maçônica.

VIGILANTES - têm a direção das colunas, de acordo com o Ritual e, substituem o Venerável Mestre, nas sessões e o sucedem em caso de ausências ou faltas temporárias, tudo de acordo com o Regulamento Geral da Ordem. Eles podem, em matéria regimental ou doutrinária, lembrar atenciosamente ao Venerável Mestre quando lhes parecer haver equívoco ou diversa interpretação dos textos. Eles utilizam da palavra em sua coluna, depois do silêncio dos Obreiros e a pedirão diretamente ao Venerável Mestre, com um golpe de malhete.

ORADOR - é um Oficial que abrilhanta as cerimônias com sua Oração e Peças de Arquitetura, zelando pelo cumprimento da lei, usos e costumes, a fim de que os princípios e os ordenamentos não sejam desobedecidos. Deve ser um estudioso da Instituição e conhecedor das leis que a regem; versado nos Landmarks, Constituição, Regulamento Geral da Ordem, Estatutos, usos e costumes, a fim de que a qualquer momento, possa ser o orientador sobre o que é razoável e justo. Por isso tem o nome de Guarda da Lei

TESOUREIRO - é o responsável pela arrecadação das finanças da Loja, bem assim, como o pagamento das despesas por ela efetuadas. É o destinatário de todos os recebimentos monetários, devendo manter sob sua guarda o Livro Caixa. Por se tratar de um cargo meramente administrativo, para cumprimento das necessidades financeiras da Loja, não possui significados esotérico e filosófico mais destacados. Trienalmente apresentar balancete de movimentação, encaminhando para a Comissão de Finanças para emitir parecer e ser apresentado à Loja para aprovação.

SECRETÁRIO é o responsável por todos os registros que compreendem à memória maçônica. De sua real e leal anotação depende a vida da Loja, posto que, o presente alicerça-se no passado e constitui a base para um futuro promissor. É um cargo eminentemente administrativo, cujo titular é de livre escolha do Venerável Mestre. Cabe inventariar todo o material, não permitindo a retirada de livros, pastas, arquivos, fichários, ou de outro qualquer expediente, sendo também de sua competência a organização de todos os documentos e necessários registros.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 16:13