SESSÕES COMEMORATIVAS AO DIA DO MAÇOM REÚNEM MAIS DE 500 IRMÃOS NO TEMPLO NOBRE

25 de agosto de 2017

Em quatro sessões conjuntas comemorativas ao Dia do Maçom e os 300 anos da Maçonaria, realizadas entre os dias 19 e 24 de agosto de 2017, no Templo Nobre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), em Cuiabá (MT), o Sereníssimo Grão-Mestre, irmão Geraldo de Souza Macedo, ministrou a palestra O NOVO DESAFIO DA MAÇONARIA: SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA para uma plateia de 500 irmãos das Lojas Simbólicas de Cuiabá e Várzea Grande.

Ele destacou a necessidade de um novo padrão de comportamento, não o comportamento vigente, voltado para a autopromoção e a perpetuação de privilégios, mas sim um novo padrão para se vencer os desafios referentes à construção de uma sociedade profana baseada nos princípios fundamentais defendidos pela Ordem.

Nestes últimos 300 anos, em suas fileiras, a Maçonaria abrigou líderes políticos, libertadores, intelectuais, filósofos, cientistas e artistas: de Saint-Martin e Washington; de Voltaire a Franklin; de Mozart e Puccini a Montaigne e Fleming. A Maçonaria sofreu e sobreviveu, sempre permanecendo imune aos ataques externos e internos à sua estrutura globalizada, em uma época em que o termo ainda nem sequer havia sido cunhado.

- O que se deve ter em mente e plenamente consciente que a Maçonaria é a Instituição onde o mundo deve se espelhar e não o contrário. Que os exemplos de valorização do Homem, da História e da Cultura que sempre foram os grandes pilares da Maçonaria iluminem o mundo de trevas profano a partir de nossas fileiras e não o oposto, pois não podemos permitir que as trevas desse mesmo mundo obscureçam as Colunas de nossa Instituição.

VEJA AS FOTOS DA SESSÃO CONJUNTA NA GALERIA DE FOTOS.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 16:36