O futuro de uma nação está na juventude

12 de junho de 2018

Geraldo Macedo: "Jovem precisa de apoio e oportunidade"

Todos sabemos que é na juventude que a sociedade deposita esperanças de vivermos em um mundo melhor. No entanto, é preciso apoiá-la em todos os sentidos para que esse pensamento se torne realidade. Para a Maçonaria, cuidar bem dos jovens é dar-lhes uma inserção segura à vida, possibilitando uma vida mais consciente dos seus direitos e deveres. Quem defende isso é Geraldo Macedo, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt) e presidente da Zona 5 da Confederação Maçônica Interamericana (CMI). “A tradução dessa preocupação pode ser comprovada pelos resultados obtidos com os jovens que participam de entidades paramaçonicas, em especial, DeMolays, Filhas de Jó e Lowtons”, lembra Macedo.

 “Uma das metas é mostrar aos jovens que eles são capazes e são responsáveis pela construção de um futuro melhor, seja propondo, fiscalizando ou executando alguma ação proativa”

Há uma semana, a Glemt mostrou o quanto essa relação entre a Ordem e a juventude é forte ao apoiar incondicionalmente a realização do 5° Encontro Estadual da Ordem da Cavalaria DeMolay de Mato Grosso, a Sessão Pública em homenagem ao Dia das Mães realizada pela Loja de Lowtons ‘Cavaleiros da Esperança’, e Cerimônia de Iniciação do Bethel ‘ Vitória Régia’, patrocinado pela Loja ‘Filhos de Hiram’, em Cuiabá.

Danilo Oliveira representou o Grão-Mestrado nos eventos

Representando o Grão-Mestrado, o grande-secretário da Juventude da GLEMT, Danilo de Oliveira Nunes, disse que os eventos foram fundamentais nesse momento, pois a juventude busca ocupar o seu espaço no contexto social, econômico e político. “Uma das metas é mostrar aos jovens que eles são capazes e são responsáveis pela construção de um futuro melhor, seja propondo, fiscalizando ou executando alguma ação proativa”, falou Danilo.

Lowtons após sessão em Cuiabá

As Sessões contaram com a presença de jovens Lowtons, DeMolays,Filhas de Jó, familiares e amigos, sendo marcada por momentos de muita emoção. “Essa juventude é o nosso orgulho e muita fará por Mato Grosso e pelo Brasil”, comemorou Geraldo Macedo.

Ordem Demolay

A Ordem DeMolay é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criado na cidade de Kansas City (EUA). Seu objetivo é criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.

Jacques DeMolay, o homem que deu nome à Ordem nasceu em Vitrey, região do Haute Saone, Sul da França, em 1244. Ao completar 21 anos, foi entrou para a Ordem monástico-militar dos Pobres Soldados de Cristo e do Templo de Salomão, organização que recebeu a sanção papal em 1128 com o intuito de fazer a proteção dos caminhos da Terra Santa.

Lowtons

É como são chamados os filhos, enteados e netos de maçons que passaram por uma cerimônia especial de adoção em uma Loja Maçônica. Para se tornar um lowton, a criança tem que ter entre sete e quatorze anos de idade. Ao serem adotados por uma Loja Maçônica, a Loja contrai para com eles a obrigação de servir-lhe de tutor e guia na vida social, acompanhando-os em seus passos na coletividade em que convivem. Com essas crianças, os maçons assumem a obrigação de guiar seus afilhados na senda da fraternidade;  mostrar-lhes a importância da liberdade; exaltar a fraternidade para onde foram guiados e dedicarem amor e cuidado com as crianças órfãs.

Filhas de Jó

Filhas de Jó

As Filhas de Jó é uma Ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.

A Ordem baseia-se nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.

O nome desta Instituição paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuck (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".

Veja fotos na Galeria

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 09:28