Geraldo Macedo prestigia posse do grão-mestre de Minas

28 de junho de 2018

Eustáquio e Edilson (centro) fazem troca de malhete

O presidente da Zona 5 da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) e grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt), Geraldo de Souza Macedo, esteve presente na posse do novo grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (Glemmg), Edilson de Oliveira, em substituição a Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas. A posse ocorreu no dia 23 de junho, em evento realizado na sede da Grande Loja, em Belo Horizonte, com a presença de grão-mestres de vários estados do Brasil e maçons de todas as regiões mineiras.

"Edilson conhece de perto a realidade social, econômica e política do seu estado e vai, certamente, aproveitar todo esse saber para levar a Maçonaria à sociedade e vice-versa” - Geraldo Macedo

Na ocasião, Geraldo Macedo representou o Secretário-Geral da CMI, Pedro Longo. Ele destaca que, em 23 anos de intenso labor maçônico, Edilson de Oliveira desenhou uma belíssima história que faz jus aos contemporâneos mineiros que deixaram a sua marca nos momentos mais importantes da Ordem no Estado Mineiro. “Advogado e empreendedor rural, Edilson conhece de perto a realidade social, econômica e política do seu estado e vai, certamente, aproveitar todo esse saber para levar a Maçonaria à sociedade e vice-versa”, disse Macedo.

Geraldo Macedo

O novo grão-mestre de Minas Gerais, Edilson de Oliveira, iniciou a vida maçônica em 1995, quando iniciou e se mantém como obreiro na Loja Luz, Amor e Liberdade nº 134, onde ocupou os cargos de Secretário, Orador, 1º Vigilante e Venerável Mestre, por dois mandatos. Desde 2015 pertence à Ordem Shriners International.

Na Grande Loja de Minas Gerais Edilson já desempenhou os cargos de Grande Tesoureiro, Procurador Geral da Ordem e Grande Orador (por dois mandatos), membro da então Comissão de Justiça, membro do Conselho Maçônico Para Assuntos de Segurança Pública, Juiz da Egrégia Câmara de Justiça, Grande 2º Vigilante [Grão-Mestrado - 2012/2015] e Grande 1º Vigilante [Grão-Mestrado - 2015/2018].

"Eustáquio é muito querido na Maçonaria e a prova disso é a maneira como é chamado pelos irmãos. Mesmo diante das mais duras decisões, ele nunca deixou de ser o Tataco" - Geraldo Macedo

Geraldo Macedo também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo ex-grão-mestre Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas. “Eustáquio é muito querido na Maçonaria e a prova disso é a maneira como é chamado pelos irmãos. Mesmo diante das mais duras decisões, ele nunca deixou de ser o Tataco. Deixa uma bela história para que o novo grão-mestre dê continuidade”, observou Macedo.

Eustáquio Coelho foi iniciado em 1991 na Loja Arte Real no. 230, onde ocupou vários cargos, tendo sido Venerável Mestre por dois mandatos consecutivos. É integrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESGUIANO XXXIII – CEPE – T-2001, e membro, no Grau de Comendador por Méritos, da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – OCIM. Membro efetivo da Cadeira nº. 25 na Academia Mineira Maçônica de Letras Cadeira nº. 25, Tataco também acumula um legado cultural aos maçons e ao povo mineiro.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 19:56