Glemt comemora 48 anos da Loja Filhos de Salomão

28 de junho de 2018

Os 48 anos de fundação da Loja Filhos de Salomão nº 01, em Cuiabá, foram comemorados pelo grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt), Geraldo de Souza Macedo, enaltecendo a história da loja-mãe em Mato Grosso. “Chegar há quase meio século de vida exalando união e força é a maior satisfação que temos. No meu caso, que fui iniciado da Filhos de Salomão, a felicidade é ainda maior”, comparou Macedo.

“Parabéns ao atual venerável-mestre, Luiz Soares, pela brilhante condução dos trabalhos. Felicito também todos os demais que dirigiram a Loja, além dos demais obreiros que ajudaram e ainda ajudam a contar essa bela história” - Geraldo Macedo

Para o grão-mestre, como o nome sugere, ser “filho de Salomão” é um presente a quem queira experimentar de humildade e sabedoria. Geraldo lembra que Salomão foi um dos reis mais prósperos de Israel nos tempos bíblicos. Foi o terceiro rei e governou durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 966 a 926 a.C.). “Parabéns ao atual venerável-mestre, Luiz Soares, pela brilhante condução dos trabalhos. Felicito também todos os demais que dirigiram a Loja, além dos demais obreiros que ajudaram e ainda ajudam a contar essa bela história”, disse Geraldo Macedo.

Rei Salomão foi inspiração para dar nome à Loja

PEDRA FUNDAMENTAL

Até o início da década 1970 não havia em Cuiabá, nenhuma loja jurisdicionada à Grande Loja do Estado de Mato Grosso. No dia 30 de abril de 1970, em Cuiabá, com a presença do grão-mestre Nadir Thognini, decidiram constituir a primeira diretoria da Loja sob a presidência de Inocêncio Leocádio da Rosa. Em votação, o nome da Loja foi escolhido “Filhos de Salomão”.

Os trabalhos em torno da consolidação da fundação não cessaram e, no dia 27 de junho de 1970, a Loja ganhou a Carta Constitutiva Provisória, sendo solenemente aclamada nessa sessão a primeira diretoria. À época, o governador do Estado José Fragelli doou à Loja um terreno na localidade denominada “Pico do amor”. Já a pedra fundamental da Loja aconteceu no dia 11 de março de 1973, dando início da construção do Templo.

Em 11 de outubro de 1977, por força da Lei n° 31, o presidente da República, general Ernesto Geisel, criou o Estado de Mato Grosso do Sul desmembrando-o do Estado de Mato Grosso. Com a divisão, 11 Lojas ficaram em território mato-grossense.

Atualmente, a Loja Filhos de Salomão nº. 01 tem em seu quadro 76 membros e a Grande Loja do Estado de Mato Grosso possui 94 lojas com 2,4 mil obreiros.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 23/02/2019 05:38