Corrida dos Bandeirantes promove filantropia entre maçons

03 de julho de 2018

Uma nova ação promovida pelos membros da fraternidade internacional Hikmat Shriners em Mato Grosso pretende levar uma legião de maçons, atletas ocasionais, crianças e a comunidade cuiabana para uma atividade física cheia de animação, elementos históricos e prática humanitária. Trata-se da 1ª Corrida dos Bandeirantes, dias 22 de julho, com percurso de 5 e de 10 quilômetros na região do bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.

Além de ter a oportunidade de ajudar com essa causa, o participante da corrida terá contato com a comunidade de São Gonçalo Beira Rio, berço histórico de Cuiabá

Para o shriner e venerável mestre da Loja Maçônica Compasso de Mato Grosso, Jaksom Rondon, o objetivo com a inscrição da corrida é arrecadar fundos para a construção do hospital filantrópico voltado para o atendimento de crianças portadoras de doenças congênitas, que será administrado pela fraternidade internacional Hikmat Shriners com apoio da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt), Grande Oriente do Brasil (Gob) e Grande Oriente do Estado (Goe).

A unidade de saúde, que deve ser construída em uma área de 86 mil metros quadrados no bairro Alvorada, será a 23ª especializada no campo da pediatria construída pela instituição, e a primeira na América Latina. “Além de ter a oportunidade de ajudar com essa causa, o participante da corrida terá contato com a comunidade de São Gonçalo Beira Rio, berço histórico de Cuiabá. Ali começou tudo”, observa Jaksom.

A CORRIDA

“A concentração, na manhã do dia 22 de julho, será entre 06h e 07h”, alerta Jaksom Rondon. “Será preciso chegar mais cedo, pois o trânsito será interrompido um pouco antes da corrida, que terá todo o percurso ali mesmo na região do São Gonçalo Beira Rio”, completa. Ele orienta que a primeira largada dos cinco quilômetros, às 07h, será para os mais jovens ou para os que querem parar mais cedo para apreciar a comida e a bebida nas peixarias da comunidade. “O segundo percurso, dos 10 quilômetros, será logo depois para os adultos e à família maçônica. Mas é preciso fazer logo a inscrição, pois o número de participantes é limitado”, adianta.

Garanta já sua inscrição: Clique:

https://goo.gl/DnezMM

www.morro-mt.com.br

RECOMENDAÇÕES

A corrida é uma atividade esportiva que atrai cada vez mais adeptos. Repleta de benefícios, a prática proporciona uma queima calórica considerável, de aproximadamente 600 kcal/hora e é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, promovendo o fortalecimento do sistema imunológico.

No entanto, para quem não está acostumado à pratica esportiva, é recomendado fazer avaliação médica antes de começar os treinos. O procedimento pode evitar problemas de saúde e torna a prática do esporte segura.

Motivação: Escolha um local atrativo para treinar. Procure se unir a outros amigos corredores. Selecione uma boa trilha sonora e trace um pequeno objetivo a ser alcançado.

Refeição: Alimente-se duas horas antes da atividade, assim dá tempo de fazer o processo de digestão.

Hidratação: Beba bastante água antes, durante e depois da corrida. Estar devidamente hidratado é fundamental em qualquer atividade física.

Vestuário: Use um tênis específico para corrida e, de preferência, que já tenha sido utilizado anteriormente. Calçados novos podem prejudicar a pisada e causar lesões. Vista roupas leves e confortáveis e que não limitem os seus movimentos;

Alongue-se: Também faça aquecimento e alongamento trinta minutos antes do treino ou da corrida. Ao final da prova, recomenda-se também alongamentos e hidratação com água fresquinha.

O SHRINER

Todos os Shriners são Maçons mas nem todos os Maçons são Shriners. Essa frase é comum entre Shriners, que nasceram da Maçonaria, a mais antiga, maior e mais ampla fraternidade conhecida no mundo. Sua origem remota o ano de 1870, nos Estados Unidos. No Brasil, as primeiras ações do grupo começaram em fevereiro de 2009. Desde então, o grupo se tornou referência de fraternidade, a exemplo da Maçonaria, que trabalha e concentra esforços em prol da humanidade com hospitais exclusivos para crianças nos Estados Unidos, Canadá e México. O Brasil será o quarto país a receber um Hospital Shriner.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 05:02