Um evento histórico para a Maçonaria e a Ordem DeMolay

30 de julho de 2018

Dia 21 de julho de 2018 ficará para a história como a primeira vez em que os líderes das três vertentes maçônicas brasileiras, Grande Oriente do Brasil (GOB), Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira (CMSB) e Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), sentaram-se, acompanhados de muitos de seus grão-mestres, para dialogar sobre a Maçonaria e a Ordem DeMolay, quando da ocasião do CNOD – Congresso Nacional da Ordem DeMolay do SCODRFB, ocorrido na data em Aracaju – SE, considerado o maior congresso DeMolay no mundo em quantitativo de participantes.

Aracaju foi sede do Congresso Nacional, um verdadeiro encontro da família DeMolay Brasil. Aproximadamente 1.300 congressistas, inúmeras autoridades maçônicas, todos os 27 estados da federação presentes, representados e com voz ativa nas decisões que nortearão a Ordem DeMolay por mais um ano.

Como acordado durante a Assembleia Geral da CMSB, quando os líderes das três vertentes se ladearam paramentados na mesa diretoria de abertura do evento (Ricardo de Carvalho – grão-mestre do GOB, Jordão Júnior - secretário-geral da CMSB, e Lázaro Salles - secretário-geral da COMAB), eles se reuniram novamente durante o CNOD, desta vez, acompanhados de dezenas de grão-mestres de suas vertentes. A discussão girou em torno do momento atual no Brasil e, é claro, a Ordem DeMolay.

No primeiro dia, na aconchegante cidade das araras e dos cajus com um belo litoral ao lado, os presidentes das Comissões Nacionais apresentaram os relatórios das atividades de suas pastas, o que foi feito no último ano e o que está previsto para os próximos meses.

Na abertura do Congresso, no palco do magnifico Teatro Tobias Barreto foi realizada uma apresentação cultural com a raiz do forró sergipano. E o Gabinete Nacional realizou a entrega das premiações dos Certificados de Referência Nacional, sendo os seguintes vencedores, I Edição Filantropia Exemplo: Capítulo Harmonia e Fraternidade n° 85, II Edição Filantropia Exemplo: Capítulo Chapecó n° 252, CRN Capítulo Ouro: Capítulo Harmonia e Fraternidade n° 85, CRN Capítulo Prata: Capítulo Sergipe D’el Rey n° 86, CRN Capítulo Bronze: Capítulo Deus, Pátria e Família n° 008, CRN Castelo Ouro: Castelo Promessa Sergipana n° 110, CRN Castelo Prata: Castelo Hilário Morais de Farias n° 19, CRN Castelo Bronze: Castelo Pequeno Príncipe n° 007, CRN Priorado Ouro: Priorado Cavaleiros do Vale do Cariri n° 132, CRN Priorado Prata: Priorado Nobres Cavaleiros do Sertão Baiano n° 156, CRN Priorado Bronze: Priorado Elias Costa de Freitas n° 163, CRN Gabinete Estadual Ouro: Ceará, CRN Gabinete Estadual Prata: Paraíba e CRN Gabinete Estadual Bronze: Santa Catarina.

Outro momento especial na abertura foi a presença em massa de autoridades maçônicas, mais de 40 Grão-Mestres, além do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil - GOB, Ricardo Carvalho; do Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB, Jordão Abreu; do Secretário Geral da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, Lázaro Emanuel, do Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Jorge Lins, além do presidente da Zona 5 da Confederação Maçônica Interamericana (CMI) e grão-mestre da Grande Loja de Mato Grosso, Geraldo Macedo.

Durante o sábado, o dia foi marcado por diversas atividades para todo o público presente, destaque para assembleia geral da Alumni Brasil que mostrou de forma transparente seus projetos, resultados e suas contas teve aprovação unânime dos associados;  a primeira Gincana Nacional foi realizada na praia e contou com participação expressiva dos congressistas, um momento de confraternização e diversas atividades ao ar livre; reuniões entre Grandes Oradores, Secretários e Tesoureiros; mesa redonda sobre Voto Consciente ressaltando o papel do jovem na política; o chá das Supremas Damas voltado para as tias, esposas, primas presentes no congresso com uma palestra sobre a importância da mulher na maçonaria; um grande momento de democracia na Assembleia Geral do Supremo Conselho com a reforma da legislação vigente, das regras, regulamentos e estatuto social e, por fim, a palestra magna com o Grupo 3 Corações sobre empreendedorismo.

Já no encerramento os holofotes foram para os Mestre Conselheiros Nacionais que se despediam dos cargos, Pedro Freiria e Franco Nascimento e para os novos, que assumem a posição, Guilherme Scian e Silvio Henrique. É uma tradição que os Gabinetes Nacionais escolham um lema para seguir durante suas gestões, uma frase simples ou até mesmo uma palavra que fica registrada como uma marca em todos os lugares por onde passam e chegam a todos Capítulos. Foi uma gestão inspiradora que se findou com todo sucesso, com recordes em campanhas nacionais e agora, se renova sob a máxima cultivando sonhos.

Entre os vários discursos foi lida a ‘Carta de Aracaju’, que foi escrita em conjunto pelos grão-mestres presentes no Congresso Nacional, um documento que entre outras diretrizes traz apoio ao projeto e campanha de Voto Consciente: “Reage Brasil”. Campanha esta que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB é parceiro junto à CMSB.

No domingo, durante a Sessão Anual do SCODRFB entre as diversas pautas, houve aprovação da prestação de contas, votação das honrarias, reconhecimento da legião de honra de Ilan Kelson (ex-grão-mestre do SCODB) e de Adriano Sanguinette (ex-grão-mestre de Minas Gerais - SCODB) e aprovação do título de past-mestre Conselheiro Nacional para Mateo Scudeler.

"Foi emocionante vivenciar um momento ímpar, quando o Grande Mestre Estadual do Rio de Janeiro, Rafael Chaves anunciou a aprovação da Legião Honra Honorária para Jorge Lins, um dos fundadores da Ordem DeMolay no Brasil, simbolicamente Sênior DeMolay e que em suas palavras, retornar ao seu lugar de direito como apoiador incondicional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil", comentou Paulo Henrique, Grande Mestre Nacional.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 24/04/2024 12:37