O que é a virtude da paciência e quais benefícios ela traz

25 de setembro de 2018

Em Família | Os avanços tecnológicos, a facilidade das comunicações, a permanente conectividade, a obrigação de produzir, a necessidade de competir e outros fatores têm feito com que vivamos em um ritmo vertiginoso no qual reina a pressa e o urgente. Tudo isso resulta no pouco valor que muitos têm dado à paciência.

Queremos tudo para já, não existe a mínima tolerância nem sequer com o curto prazo, e quando algo não sai como esperávamos, surge a impaciência, chegando muitas vezes ao limite da falta de respeito com os demais.

Paciência é uma virtude mas a persistência, até o sucesso, é uma bênção

Leis De Pedro

Paciência significa ter autodomínio quando não se pode controlar a maneira de agir das pessoas ou quando as coisas não saem como se quer. Ser paciente é ser sereno e tolerante frente às dificuldades.

Ter paciência significa esperar, suportar incômodos sem alterar o próprio humor. Em muitas situações, é a capacidade ideal para se fazer trabalhos minuciosos e demorados. Também pode ser encarada como uma forma de vida na qual a serenidade e o autocontrole têm primazia.

Quando nos deixamos levar pela pressa e ansiedade, corremos o grande risco de agirmos mal com quem amamos, chegando ao limite do desrespeito

A pessoa paciente tende a desenvolver a habilidade de ver com mais clareza a origem dos problemas e a melhor maneira de solucioná-los, mesmo que a solução só venha com o passar do tempo. O paciente sabe encarar a vida de maneira otimista, tranquila, buscando sempre a harmonia. A paciência é característica típica da personalidade madura.

Dia a dia

Ao longo do dia, a vida impõe provas à nossa paciência. Por exemplo, uma dor física, uma leve enfermidade, o calor excessivo, o telefone que não funciona, o trânsito congestionado, etc. São adversidades bastante concretas e, às vezes, banais, que nos fazem perder a paz. Em todas essas ocasiões, deve-se acionar a paciência.

Quando temos a paciência bem desenvolvida, a tendência é de que outras virtudes, como a tolerância, o respeito e a sã convivência com quem pensa e age diferente de nós, também desabrochem. A prática de todas elas é capaz de trazer benefícios preciosos para a saúde mental e física, pois o corpo sente a cada vez que nos deixamos levar pela ira ou pela ansiedade.

Lembre-se, nunca é tarde para mudar comportamentos e, se não conseguir nas primeiras tentativas, seja paciente consigo mesmo e persevere em seu objetivo.

 

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 10:08