Loja Cidade Verde encerra ciclo de instalações 2019 na Grande Loja

06 de fevereiro de 2019

A instalação do venerável mestre Otavio Ribas e a posse da sua diretoria para a gestão 2019-2020 na Loja Cidade Verde nº15, em Cuiabá, no dia 04, marcou o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa de gestores nas lojas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt). Para o grão-mestre, Geraldo de Souza Macedo, a troca de diretorias é um rito que se repete a cada ano para dar oportunidade para que todos os membros participem das decisões, da administração e dos resultados das oficinas. “Se destacar como líder pode ser considerada como uma das funções mais importantes de ser exercida em qualquer atividade humana. Na administração de uma loja maçônica não é diferente. Por isso, a Ordem nos concede essa oportunidade e a Glemt prepara esse dirigente com um curso de liderança, como o que teremos no próximo sábado, dia 09, na sede da Grande Loja”, destaca Macedo.

“Se destacar como líder pode ser considerada como uma das funções mais importantes de ser exercida em qualquer atividade humana. Na administração de uma loja maçônica não é diferente", Geraldo Macedo

O grão-mestre-adjunto, Eleusino Leão, representou a Glemt na sessão de instalação e também destaca que a liderança do venerável mestre é de fundamental importância para a direção dos trabalhos, realização de projetos, dinamismo e união dos Irmãos. “Cada maçom, em particular, acaba se tornando um líder pela própria dinâmica do ensinamento maçônico. Por isso, primamos pela formação de dirigentes que saibam compartilhar, que seja ético, sensato, humilde e com muita determinação para se destacar pela competência em tratar com pessoas”, define Leão.

“Cada maçom, em particular, acaba se tornando um líder pela própria dinâmica do ensinamento maçônico. Por isso, primamos pela formação de dirigentes que saibam compartilhar, que seja ético, sensato, humilde e com muita determinação para se destacar pela competência em tratar com pessoas”, define Eleusino Leão

Leão faz questão de frisar que a Loja Cidade Verde é uma das mais antigas filiadas à Glemt, com 39 anos de fundação (fundada em 24 de março de 1980). “Não apenas essa Loja, mas seus fundadores escreveram uma belíssima história e, a cada nova diretoria, surpreende com a sua capacidade de agregar e manter a suas fileiras unidas”, completa o grão-mestre-adjunto. Ele faz questão de citar os nomes daqueles que iniciaram essa saga de sucesso, entre eles, os maçons Moacyr Perry, João Antônio Dias, Pedro Paulo de Farias, Augusto Frederico Muller, Emannuel Ribeiro Daubian, Públio Paes de Barros, Raul José de Carvalho, Emilson Miranda e Alísio Rodrigues da Silva. “São irmãos que marcaram as novas vidas tanto por suas histórias pessoais quanto pela dedicação à Maçonaria”.

Segundo relato elaborado pelos remanescentes desses fundadores, com aval de alguns deles, a Loja Cidade Verde nº 15 foi fundada por um grupo de irmãos visionários que pensavam uma maçonaria forte, grande, atuante e atualizada, tendo com isso enfrentado algumas dificuldades nos idos de sua fundação. Com o passar do tempo a história demonstrou que o ideário daqueles que a fundaram estava certo. “Isso é comprovado pela perfeição na rotina da Loja e pela harmonia entre os irmãos”, relata Eleusino Leão.

Nesses seus quase 39 anos de existência, a Loja Cidade Verde só cresceu e se fortaleceu, até porque, sempre esteve em Pé e a Ordem junto às Grandes Lojas, fornecendo obreiros na difícil tarefa de administrá-la. Nessa desprendida missão a bem da Maçonaria, obreiros da Cidade Verde já exerceram vários cargos nas Grande Lojas, tais como: Grão-Mestre, Grão-Mestre-adjunto, Presidente do Fundo Mútuo de Pecúlio, Grande Orador, Grande Primeiro Vigilante, Grande Secretário de Relações exteriores entre outros. No Poder Judiciário Maçônico, vários juízes, e inclusive a presidência do Tribunal e atuação marcante junto a Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito no Rio de Janeiro. Na Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica vários deputados oriundos da Cidade Verde prestaram seus serviços e também ocuparam a presidência da mesma.

A Loja Cidade Verde já funcionou em vários templos (Filhos de Salomão, XV de Maio, Duque de Caxias, Conquista e Integração, Trabalho e Fraternidade e Rômulo Rampini). Atualmente, a Loja funciona em templo próprio, construído no ano de 2005, em consórcio com mais 4 Lojas coirmãs. Outro motivo de orgulho para a Loja Cidade Verde é que sempre primou por uma ritualística impar e a realização dos banquetes ritualísticos anuais dentro do calendário de cada gestão.

Uma das características da Loja que deve ficar em evidência na gestão do venerável mestre Otavio Ribas é a receptividade e as portas abertas para receber pessoas de todas as áreas e profissões que a procuram, assim como obreiros de todas as potências regulares. Essa marca é comprovada pela grande parte do seu quadro, composto por irmãos de outros orientes, ou mesmo de outras potências que para Cuiabá vieram e se sentiram acolhidos para se filiarem à Oficina.  O próprio atual venerável mestre faz parte dessas aquisições e é motivo de orgulho aos obreiros.

Toda essa evolução e crescimento é o resultado da frequência dos irmãos em loja, com participação maciça dos ex-veneráveis, muita união e debates dos assuntos de interesse da instituição e da sociedade em geral. Outro motivo de orgulho é que a Loja Cidade Verde nunca sofreu nenhum tipo de cisão para formação de outras oficinas. “Temos na Cidade Verde um grande exemplo de que um líder não deve utilizar apenas o intelecto, mas também o coração. A liderança, em sua essência, deve tocar o coração e a alma. Ela está, quase sempre, fundamentada em uma conexão emocional e não racional”, concluiu Eleusino Leão.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 11:14