Glemt leva solidariedade ao Instituto Irpamdeq

23 de abril de 2019

O Instituto de Recuperação, Promoção e Apoio as Mulheres Dependentes Químicas (IRPAMDEQ), que desenvolve ações de proteção social e formação profissional na periferia de Cuiabá, recebeu uma importante ajuda da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso (Glemt) na semana que antecedeu a Páscoa. Cada uma das famílias assistidas recebeu a doação de uma cesta de alimentos como forma de amenizar a difícil situação pela qual passa a instituição filantrópica. Há cerca de seis meses as doações se tornaram escassas e a direção da unidade recebeu os sacolões para continuar a amparar as pessoas cadastradas.

Para o grão-mestre da Glemt, Geraldo de Souza Macedo, que foi pessoalmente entregar os alimentos, a Grande Loja tem responsabilidade com algumas instituições e o IRPAMDEQ é uma delas. “Recentemente doamos alimentos ao Hospital Santa Helena, aos funcionários da Santa Casa que estão há sete meses sem receber os salários e ajudamos também o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, observou Macedo. No caso do IRPAMDEQ, o grão-mestre destaca que não se trata de hospital, mas também salva vidas. “São cerca de 150 famílias carentes que recebem não apenas ajuda com alimentos e apoio psicossocial. Elas recebem apoio para a vida”.

Além do acompanhamento aos dependentes químicos e apoio às mulheres vítimas da violência, que foi o objetivo inicial do instituto, a instituição também oferece aulas de português para haitianos e venezuelanos, cursos profissionalizantes e orientação para inserção no mercado de trabalho. “Essa é uma causa pela qual a Grande Loja se orgulha em participar. Os resultados são visíveis e aqui praticamos a solidariedade que tanto discutimos em nossas reuniões”, destacou Geraldo Macedo. Ele disse estar feliz com os maçons da Grande Loja que atenderam ao chamado e doaram os alimentos. “Ser maçom e atuar na prática não pensando apenas em si, mas na coletividade e no bem comum. É assim que somos”, diz, animado.

Segundo a vice-presidente da instituição, Letícia Correa da Silva, desde 2011 mulheres dependentes químicas recebem tratamento gratuito no local. São oferecidos acompanhamento psicológico, atividades esportivas, aulas de violão e oficinas de trabalhos manuais àquelas que procuram ajuda. No entanto, o decorrer dos anos, a demanda por atendimentos aumentou e a instituição passou a atender também homens e crianças. “Passamos a enxergar a família, como faz a Maçonaria, acredito”, contou Letícia. Para ela, era preciso cuidar das famílias e o envolvimento da Grande Loja foi fundamental nesse momento. “Somos gratos pela ajuda e pelo apoio nesse momento tão difícil”.

SAIBA MAIS

Sem nenhum apoio dos órgãos governamentais, o amor ao próximo e a boa vontade servem como combustível para os voluntários que ofertam terapia, nutrição, além de cursos para a população. Por semana, pelo menos 80 pessoas recebem ajuda no local. O trabalho desenvolvido pela Irpamdeq é o de criar estratégias que possibilitem a geração de renda. As ações de solidariedade abarcam também famílias haitianas que desembarcaram em Mato Grosso pouco antes da Copa do Mundo em busca de dias melhores. Sem trabalho, muitos acabaram por engrossar as estatísticas da população em situação de vulnerabilidade social. A instituição foi criada pela irmã Marli, que se encontra hospitalizada no Pronto Socorro de Várzea Grande. O IRPAMDEQ está instalado na rua Formosa, 88, do bairro Planalto, em Cuiabá.

 

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 14:33