GM Geraldo Macedo fala sobre Maçonaria Executiva no Amapá

04 de junho de 2019

Na última sexta-feira, 31/05, o Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, e comitiva da GLEMT composta pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto, Eleusino Leão, e Grande Orador, Pedro Calazans, deslocou-se ao Oriente de Macapá, capital do Estado do Amapá, para uma sequência de trabalhos junto aos obreiros da Grande Loja Maçônica do Estado do Amapá – GLOMAP.

Pela manhã, acompanhado do Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMAP, Irmão Ulisses Teixeira, e dos Irmãos José de Arimateia, Grão-Mestre do Grande Oriente Amapaense, e Ubiracy Picanço, Delegado do GOB-AP, reuniu-se com o Vice-Governador do Amapá, Irmão Jaime Nunes, onde tratou sobre ações em conjunto com a Maçonaria em prol da sociedade amapaense, sendo ressaltada a necessidade de aplicar os princípios da instituição dentro do funcionalismo público, visando moralizar a gestão e colocando o interesse coletivo acima do particular.

  “As portas estão abertas para os irmãos. Contem com o auxílio do governo nas ações encabeçadas pela Maçonaria”, afirmou o vice-governador, prometendo prestar apoio aos projetos organizados pela instituição.

Logo depois, a comitiva foi recebida no Tribunal de Justiça do Amapá pelos Irmãos Gilberto Pinheiro, desembargador, ex-presidente, decano, fundador do tribunal, e Eduardo Contreras, atual Corregedor-Geral de Justiça. Em conversa descontraída, discutiram sobre história e filosofia maçônica, política, bioma amazônico e mato-grossense. Na oportunidade, conheceram as instalações do Tribunal e a dinâmica de trabalhos.  

 “Percebemos que a Maçonaria amapaense está alinhada com a ideia da Maçonaria Executiva, buscando integrar os objetivos maçônicos aos interesses da sociedade”, disse Geraldo Macedo, que ressaltou sua satisfação com a iniciativa do Irmão Ulisses Teixeira em organizar os encontros com a alta cúpula dos Poderes Executivo e Judiciário.

No mesmo dia, no período da noite, foi ministrada pelo Irmão Geraldo, a palestra sobre “Maçonaria Executiva” aos irmãos das três potências maçônicas do Amapá, onde destacou o novo período vivenciado pela Maçonaria a nível mundial, buscando caminhar em sintonia com a evolução, bem como as necessidades das jurisdições caminharem de mãos dadas. Ao final da palestra, foi surpreendido com o título de Grão-Mestre de Honra da Grande Loja Maçônica do Amapá – GLOMAP

“O Irmão Geraldo sintetizou tudo que precisávamos ouvir. A Maçonaria vive um novo momento e, se não nos adequarmos, ficaremos para trás, precisamos praticar aquilo que aprendemos”, disse o Grão-Mestre do Amapá e organizador do evento, Irmão Ulisses Teixeira.

No sábado, o Irmão Grande Orador, Pedro Calazans, reuniu-se, durante à tarde, com os sobrinhos Demolays dos Capítulos Osmar Nery Marinho nº 662 e Francisco Lucas Matos de Oliveira, nº 860, jurisdicionados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB, onde abordou sobre administração capitular. Estiveram no encontro maçons do Conselho Consultivo e, ainda, do Grande Mestre Estadual do Amapá, Irmão Raony Azevedo.

No período da noite, foi transmitido pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, o Curso de Lideranças de Loja aos Veneráveis Mestres jurisdicionados à GLOMAP, onde abordou sobre aspectos relacionados ao cargo, deveres e responsabilidade de ser Guia da Fraternidade. No ensejo, o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Irmão Eleusino Leão, aproveitou para destacar a importância da Hospitalaria, chamando atenção quanto aos compromissos de quem ocupa essa função e a necessidade de ser desenvolvida por obreiro experiente e com certa vivência maçônica.

“Acreditamos que os trabalhos foram profícuos e, sem dúvida alguma, a Grande Loja do Estado de Mato Grosso estreitou os laços de amizade com os irmãos da Maçonaria amapaense, estamos alinhados em busca do mesmo objetivo: aprimorar o homem e tornar feliz a humanidade. Através do Sereníssimo Grão-Mestre, Ulisses Teixeira, agradeço o convite, organização e receptividade dos irmãos da Maçonaria amapaense, estendendo esse reconhecimento às cunhadas, sobrinhos e sobrinhas”, concluiu o Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo Macedo.
 

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 17:56