48ª Assembleia da CMSB alinha as Potências em todo o país

08 de julho de 2019

Entre os dias 03 e 07 de julho, foi realizada a 48ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, em Brasília, organizada pela Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, tendo como foco principal a evolução da instituição conciliada com as tradições da Ordem.

 A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e maçônicas, destacando a presença de 26 Grão-Mestres das Grandes Lojas, bem como do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Irmão Múcio Bonifácio Guimarães.

 O vice-presidente da República, Irmão Hamilton Mourão, prestigiou a cerimônia, proferindo palestra sobre a situação político-econômica do Brasil e os desafios do novo governo. Destacou o engessamento do orçamento público, onde 96% da arrecadação tem destino previamente fixado, sendo necessário enxugar as contas para que, dessa maneira, seja possível promover as reformas fundamentais para o crescimento do país.

 O Sereníssimo Grão-Mestre da GLMDF, Irmão Armando Assumpção, destacou a magnitude do evento, integrando as potências e discutindo assuntos pertinentes não apenas à Maçonaria, mas, também, para a sociedade como um todo.

 Para Geraldo Macedo, Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT e Presidente da Zona V da Confederação Maçônica Interamericana, “As assembleias da CMSB têm extrema relevância para o alinhamento das potências em todo o país. Estamos, mais uma vez, participando ativamente das discussões e contribuindo para o crescimento e fortalecimento da instituição”, afirmou.

No cronograma do evento, além das tradicionais plenárias de Grão-Mestres e apresentação do relatório dos Secretários de Relações Exteriores, foram incluídas palestras de interesse geral com temas diversos, como depressão, mobilidade urbana, qualidade de vida, além de seminários de gestão.

 Foi realizada a eleição para Secretário-Geral da CMSB, após 2 anos de gestão do Irmão Jordão de Abreu, sendo eleito e empossado para o cargo o Irmão Cassiano Morais, Sênior DeMolay e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal e, para Secretário-Geral Adjunto, Irmão Geraldo Eustáquio de Freitas, o Tataco.

 Para o dia 06, sábado, foram reservadas as palestras magnas que abordaram o futuro da Maçonaria na Europa, a história e perspectivas do Rito Escocês Antigo e Aceito, a Ordem DeMolay e o futuro das entidades paramaçônicas e as perspectivas para a Maçonaria mundial. As palestras foram ministradas, respectivamente, pelos Irmãos Armindo Azevedo, Grão-Mestre da Grande Loja de Portugal, Jorge Lins, Soberano Grande Comendador, Paulo Henrique, Grande Mestre da Ordem DeMolay, e Oscar de Alfonso Ortega, Grão-Mestre da Espanha e Secretário Geral da Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares.

 O evento contou, ainda, com a inauguração do Memorial da Ordem DeMolay, composto por diversas peças que contam sua trajetória no Brasil, trazendo também, em seu acervo, objetos de Frank Sherman Land, fundador da Ordem, doadas pelo DeMolay International.

 No Templo da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal foi realizada iniciação dos Shriners, entidade paramaçônica reconhecida pela ONU com aproximadamente 450 mil membros em todo o planeta, tendo como base o amor ao próximo e a fraternidade, prestando auxílio para crianças e jovens com até 18 anos de idade. 

O Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, parabenizou os irmãos da Maçonaria brasiliense pela recepção e organização: “A Grande Loja do Distrito Federal conseguiu corresponder às expectativas, a assembleia foi um sucesso e elevou, ainda mais, o nível que se espera de um evento desse porte.”

 A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) é uma associação de Grandes Lojas maçônicas do Brasil, sem fins lucrativos, cuja função é coordenar ações conjuntas que possam interessar às suas confederadas, sem que estas percam a sua autonomia. Suas assembleias são realizadas anualmente.

 A próxima Assembleia Geral Ordinária será sediada em Aracaju, capital do Sergipe.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 02:44