Potências regulares de Mato Grosso encerram ciclo sessões conjuntas

27 de agosto de 2019

Na última segunda-feira (26/08), a Grande Loja do Estado de Mato Grosso, Grande Oriente do Estado e Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, encerraram o ciclo de sessões conjuntas da Loja Especial “Concórdia, Harmonia e Paz” em homenagem ao Mês do Maçom.
 
As sessões começaram no dia 02 de agosto, passando, primeiramente, pelo interior do Estado – Arenápolis, Rondonópolis, Sorriso e Barra do Garças – e encerrando, no dia 26, na região metropolitana, com três reuniões, cada uma presidida por um dos três Grão-Mestres.
 

A pauta contou com a palestra do Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, que abordou o tema “Maçonaria e Sociedade”, destacando aos presentes a necessidade do estudo em Loja para que cada maçom tenha consciência de sua importância dentro da sociedade, trabalhando como uma espécie de célula de transformação.
 
Ao todo, as sessões somaram quase 2 mil irmãos de todo o Estado, repetindo o feito do ano passado, quando reuniu praticamente a mesma quantidade de obreiros. Para Geraldo Macedo “A Maçonaria mato-grossense está na vanguarda. As três potências, embora com jurisdições separadas, estão unidas cultivando os mesmos propósitos”, afirmou.
 
Foi destacado o momento vivido pelas potências do centro-oeste que, atualmente, ocupa posições importantes da instituição, tanto a nível nacional quanto mundial.
 
Atualmente, o Sereníssimo Grão-Mestre, Geraldo Macedo, preside a 5ª Zona da Confederação Maçônica Interamericana e faz parte do Conselho Executivo das Grandes Lojas Regulares do Mundo, o Irmão Cassiano Morais, ex-Grão-Mestre do Distrito Federal, é o atual Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso preside a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB e, mais recentemente, o ex-Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Antonio Passos, compõe o Conselho Federal do GOB.
 
Ademir Amorim, Grão-Mestre do GOEMT, ressaltou que a Maçonaria mato-grossense está numa fase muito importante de sua história e que isso se deve, inclusive, pelo trabalho de união das três potências, deixando de lado as diferenças do passado. 

Para Ivo Mathias, Grão-Mestre do GOB-MT, a quantidade de irmãos presentes nas sessões conjuntas demonstra que os irmãos estão no caminho certo.
 
A Loja Especial *Concórdia, Harmonia e Paz” foi criada pelas três potências regulares de Mato Grosso  - GLEMT, GOEMT e GOB-MT – e se reúnem anualmente em agosto, mês que se comemora o Dia do Maçom, tendo o objetivo de congregar todos os maçons do Estado.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 21:08