Curso de Dirigentes de Loja reúne mais de 250 Maçons

15 de fevereiro de 2020

Hoje (15/02), foi ministrado o Curso de Dirigentes de Loja na sede da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso – GLEMT. Estiveram presentes cerca de 250 Irmãos de todo o Estado.

Simultaneamente, foram ministrados os cursos aos Veneráveis Mestres, Oradores, Secretários, Tesoureiros, Chanceleres e Mestres de Cerimônias.

O Sereníssimo Grão-Mestre, Ir.·. Geraldo Macedo, ministrou o curso aos Veneráveis: “Toda oportunidade que tenho de ministrar esse curso sinto que cada vez mais os irmãos estão assumindo o papel de líderes de suas Lojas. Muitos irmãos estão participando pela terceira vez do curso, nos acompanhando desde quando eram Vigilantes, e todo esse acompanhamento e treinamento tem gerado resultados positivos. Muita gratidão a todos que estiveram presentes” disse o Sereníssimo Grão-Mestre, Ir.·. Geraldo Macedo.

Ir.·. Pedro Calazans, Grande Orador, foi o facilitador do curso para Oradores, que aconteceu logo após ao dos Veneráveis Mestres: “Estar como Orador de sua Loja é uma responsabilidade enorme, ter o compromisso de aplicar as Leis de nossa Ordem é uma tarefa que precisa de muita tolerância e diligência. Estar junto dos irmãos oradores e ter a oportunidade de esclarecer mais a respeito do cargo e do ordenamento que rege nossa Ordem e da GLEMT é um uma honra. Hoje foi um dia profícuo e saio do curso com a sensação de que os irmãos entenderam o seu papel dentro de Loja”, disse o Ir.·. Pedro Calazans, Grande Orador.

O Ex-Grão-Mestre e atual Grande Tesoureiro, Ir.·. Afonso Henrique, ministrou o curso para Tesoureiro, Chanceler e Secretário. Além de fazer o treinamento no sistema da GLEMT, o curso contou com a presença do SICOOB Integração, onde a Gerente do banco esclareceu dúvidas dos irmãos na realização das transações das Lojas.

O Curso de Mestre de Cerimonias teve como facilitador o Ir.·. Francisco Jassniker, Grande Mestre de Cerimônias. “Nosso papel é esse, esclarecer, instruir e desmistificar. Recentemente a nossa Grande Loja atualizou os Rituais, mudanças assim causam várias dúvidas. Estamos sempre à disposição para ouvir os irmãos e dar o treinamento correto para que todos possam aplicar em Loja o que se pede no Ritual, tudo demanda esforço de leitura e prática, poder auxiliar os irmãos nesse momento é muito gratificante” comenta o Ir.·. Francisco Jassniker, Grande Mestre de Cerimônias.

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso agradece a presença de todos os irmãos que estiveram presentes no treinamento. Essa é só a primeira parte de atividades desse sábado, mais tarde o Sereníssimo Grão-Mestre aguarda os Irmãos para a Assembleia Geral Ordinária Deliberativa e, logo após, o jantar de confraternização.

Assessoria de Comunicação
Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 22:43