GLEMT inaugura Casa de Apoio aos Irmãos

08 de fevereiro de 2021

A entrega da Casa de Apoio Joazir Bucair, no último ato da gestão do ex-Grão-Mestre Geraldo Macedo, foi a concretização de, como cantaria o poeta Martinho da Vila,  "um sonho sonhado".

O sonho era simples: colocar à disposição dos Irmãos do interior um local onde pudessem se hospedar quando se deslocassem até Cuiabá, especialmente para tratamento de saúde. Muitos participaram deste sonho, um deles foi o bancário cuiabano Joazir Bucair. 

De família tradicional da Cuiabania, foi Superintendente Regional do antigo Banco da Amazônia, talvez o grande responsável pelo desenvolvimento de Mato Grosso, após a divisão do Estado no final dos anos 70.

Na Maçonaria Joazir sempre foi a mais perfeita tradução de um Mestre Hospitaleiro. Aqueles que conviveram com ele mais proximamente têm uma palavra em comum para defini-lo: fraternidade.

Em outubro, a Administração da GLEMT comprou o imóvel e fez a primeira parte da reforma.

No final do ano, Joazir estava se recuperando do COVID 19 e recebeu a visita do então Grão-Mestre, Geraldo Macedo, que comentou que era o sonho de muitos Maçons, mas principalmente dele, Joazir, estava concretizado: a Casa de Apoio estava pronto para ser entregue. 

Joazir, então, fez um pedido: que a Casa recebesse o nome de "Casa de Apoio Maçom Fraterno", sugestão acatada imediatamente pelo então Grão-Mestre.

Alguns dias depois, o corpo de Joazir não resistiu às sequelas do COVID... O Grão-Mestre decidiu que, até por uma questão de justiça, a sugestão de nome que recebera teria que ser alterada.

A homenagem foi uma surpresa, inclusive para a Sobrinha Eliane,  filha de Joazir, que participou da inauguração representando a família. 

Também estavam presentes, entre outros, ex-Grão-Mestres da GLEMT, com destaque para o primeiro Grão-Mestre, Antônio Hans. A exceção foi o ex-Grão-Mestre José Carlos de Musis que, no mesmo horário, estava sendo submetido a um exame de rotina, marcado meses antes.

Também estavam presentes, além do Grão-Mestre e do Grão-Mestre Adjunto eleitos, Eleusino Leão e Pedro Calazans, integrantes da nova administração da Grande Loja.

A homenagem a Joazir Bucair foi uma justa reverência não apenas a um Maçom que faz parte da história da Instituição, mas também a um homem livre e de bons costumes, um cidadão exemplar.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/10/2021 21:33