Grão-Mestre Adjunto faz palestra sobre aprimoramento pessoal e a missão da Maçonaria

11 de agosto de 2021

O Eminente Grão-Mestre Adjunto, Pedro Calazans, proferiu, na noite de terça-feira (10/08), palestra sobre o aprimoramento pessoal oportunizado pela Maçonaria. O encontro foi realizado na Loja Aprendizes de Um Novo Tempo nº 54, em Cuiabá-MT. 

Na ocasião, Calazans ressaltou que esse aprimoramento é a base para a promoção da grande missão da Maçonaria na sociedade. “Temos de estar conscientes de que precisamos evoluir nas três dimensões humanas: pessoal, fraternal e social. O trabalho nessa Construção tem de ser constante para que melhorando nós mesmos possamos viver como verdadeiros Irmãos e essa união favoreça a sociedade”, explicou.

Sobre os impactos da pandemia na Maçonaria, o Eminente Grão-Mestre Adjunto conclamou os Irmãos para agir nesse novo tempo. “Temos riquezas que devem ser preservadas e conservadas. Entretanto, precisamos reformar e também dar nova forma para algumas de nossas práticas a fim de mostrar à sociedade o valor da Maçonaria".

Outro ponto relevante da palestra foi sobre a necessidade de promover o sentimento de pertencimento no maçom, de fazer com que cada Obreiro encontre um sentido na vivência maçônica e, com isso, possa exercer todas as suas potencialidades: “Pesquisas já demonstram como reduzir a evasão em nossos quadros. Está em nossas mãos fortalecer nossas Lojas promovendo ambientes férteis para o crescimento pessoal e o exercício da fraternidade".

Ao final do encontro, o Irmão Pedro Calazans ressaltou que a Loja 54 é um dos exemplos de Oficinas que buscam o diálogo entre a filosofia e a ação: "Nesta Loja temos Irmãos que buscam o estudo e o crescimento intelectual sem deixar de lado as ações sociais que auxiliam os menos afortunados. Esse agir é muito importante”, pontuou. 

O Venerável Mestre da Loja Aprendizes de Um Novo Tempo, Devanildo Forato, agradeceu a presença do Eminente Grão-Mestre Adjunto e ressaltou que o tema apresentado, além da pertinência com o momento em que o mundo vive, é essencial para a evolução da Sublime Ordem. “Dar sentido e significado para nossas práticas é algo essencial. Pois, no fim do dia, nós nos perguntamos o que realmente estamos fazendo aqui. Transcender nossa atuação dos planos filosóficos e mesmo filantrópicos é o grande desafio da Maçonaria deste século”, pontuou.

A Loja Aprendizes de Um Novo Tempo nº 54 é jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso e realiza suas reuniões às terças-feiras no Templo localizado na Chácara Rômulo Rampini, em Cuiabá.

 

Matéria de André Barriento.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 12:47