A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt) realizou com êxito seu 1º Grande Seminário. O evento reuniu os irmãos no auditório principal da OAB-MT, sendo que as cunhadas participaram de atividades e palestras na sede da Grande Loja. “Eu só tenho a agradecer a família maçônica que abraçou o nosso seminário e contribuiu para juntos aprimorarmos o conhecimento. Tivemos palestras brilhantes que realmente aprofundaram o debate, que trouxeram novos enfoques sobre tudo que é tratado em loja, as motivações originais de cada prática”, destacou o sereníssimo Grão Mestre da Glemt, Pedro Calazans.
VEJA AQUI ALGUMAS FOTOS DO EVENTO
A primeira palestra do dia na OAB, intitulada "Redescobrindo a Maçonaria", foi ministrada por Kennyo Ismail, um dos maiores escritores de livros maçônicos da atualidade. Ismail destacou a importância de resgatar os valores e princípios maçônicos. "A maçonaria é uma jornada de autoconhecimento e aperfeiçoamento, e redescobri-la é essencial para mantermos viva sua essência", afirmou Ismail. Ele trouxe uma reflexão que iguala o estudo maçônico a uma ciência, onde existe uma metodologia estruturada e consistente para o ensino moral.
A segunda palestra, "Maçonaria Operativa e Especulativa: Uma Abordagem Histórica", foi conduzida por Tito do Amaral, promotor de Justiça aposentado e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás. Amaral abordou a evolução histórica da maçonaria, ressaltando a transição da maçonaria operativa para a especulativa. "Compreender nossas raízes é fundamental para construirmos um futuro sólido e coerente", disse Amaral. Após o almoço, os irmãos participaram da palestra "REAA - História e Tradição nos Diversos Rituais Praticados no Brasil", ministrada por Cloves Gregório, historiador e professor. Gregório explorou a riqueza dos rituais do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil.
O seminário dos irmãos foi encerrado com a palestra "Desafios e Estratégias na Aplicação dos Ideais e Princípios Maçônicos", apresentada pelo irmão do Panamá, Lictor Reyna, advogado e Mestre em Direito e Ciências Políticas. Reyna discutiu as maneiras de aplicar os princípios maçônicos na vida cotidiana e nos desafios contemporâneos. Ele propôs que as lojas se atentassem a carência digital, sendo esta uma ótima oportunidade para irmandade aplicar sua fraternidade, colocando fim a exclusão digital em seus arredores.
O seminário foi realizado no dia 13 de julho.
texto Ir Daniel Dino