LOJA MÃE ABRE TRABALHOS DE 2016 COM PALESTRA SOBRE A “SECOND LIFE”

10 de fevereiro de 2016

Na abertura dos trabalhos de 2016, a Loja Simbólica Filhos de Salomão, nº 1, Oriente de Cuiabá (MT), brindou seus obreiros com uma bela palestra proferida pelo irmão Hudson Marcelo Costa, membro da BARCLS Acácia Cuiabana (GOEMT). A sessão contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), irmão Geraldo de Souza Macedo; do Eminente Grão-Mestre Adjunto, irmão Afonso Henrique de Oliveira, irmãos do quadro e visitantes, sendo presidida pelo Venerável Mestre, irmão Eronides Antônio Mendes.

O tema da palestra foi second life (segunda vida) - um mundo virtual chamado meta verso, onde as pessoas criam um ambiente melhor de acordo com suas expectativas, porém, trazem seus problemas junto com elas. Mundo este criado com céu, terra, pessoas, animais e principalmente, muita ilusão. A base desse mundo é uma terceira dimensão criada para a sobrevivência de avatares.

 

- Mas o que são avatares? - são personagens, monstros, animais e pessoas com poderes inimagináveis, que são criados para assumir uma personalidade virtual de cada jogador ou cada membro, também chamado residente na second life.

- Quais as características, limitações ou transferências? - a idealização dos perfis pode, muitas vezes, ser uma fuga da própria realidade, ou até mesmo a projeção de desejos ou sonhos do jogador, como ser alto, forte, rico, influente, ter poderes, etc. Contudo, devemos lembrar que essas divagações, bizarras ou não, têm que obedecer a uma imposição de limites, seja ele de padrão nas suas características ou de comportamento próprio ou coletivo.

A criação da second life começa com a visão de um olho Divino, estabelecida pela perspectiva dos idealizadores da Linden Lab - empresa desenvolvedora da second life, se assemelhando da presença divina, onde se estabelece a unipresença.

 

A partir desta parte, a “humanidade criada por si mesma” até “quebrando tudo”, foi totalmente escrita do ponto de vista de Hamlet, tudo baseado em informações colhidas em primeira mão, de dentro do mundo, em uma sociedade emergente – com brigas, romance, criatividade e colaboração e em constante movimento. Os avatares fundem às ocupações da second life com o mundo real e buscam aprender e controlar suas paixões.

Para o Grão-Mestre da GLEMT, irmão Geraldo de Souza Macedo, a palestra deixa várias interrogações: será que a nossa presença tem sido maior na vida de nossos irmãos ou estamos tendo uma second life? Estamos praticando a Fraternidade ou simplesmente nos enganando? Ou ainda: o que estamos fazendo pela Maçonaria? Temos que ter vontade; se queremos, nos podemos! (Moises Portugal).

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 13:49