Poder Judiciário recebe visita de jovens Demolays

30 de novembro de 2018

Na tarde desta quinta-feira (29 de outubro), o Palácio da Justiça mato-grossense abriu as portas para 12 jovens da Ordem Demolay de Cuiabá. Os adolescentes conheceram as dependências do Tribunal, visitaram a radio web Estação TJ e puderam ‘voltar ao tempo’, na sala do Espaço Memória - onde se guardam documentos e fotos importantes que contam a história do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Os jovens receberam das mãos do técnico judiciário Neif Feguri Neto, um dos idealizadores do programa Nosso Judiciário, uma cartilha dos Juizados Especiais a qual trata sobre direito do consumidor, crimes de menor potencial ofensivo e também sobre a o marco civil da internet.

O presidente do Conselho consultivo do Capítulo XVIII de Março de Cuiabá, Hugo Pfanemuller, explicou que a visita é muito importante. “Esses meninos serão o futuro da nação. Eles estão na faixa de idade entre 15 a 21 anos, uns ingressando na faculdade. Então nós tivemos a oportunidade de desmistificar um pouco sobre o poder judiciário, porque aqui não é um castelo. Conhecemos a rádio, a TVJus e o Espaço Memória. Sei que isso é importante para a formação de cada um deles. Eles ficaram encantados com a historia do Judiciário e de como tudo funciona. Agradeço a todas as pessoas que colaboraram para que essa visita fosse um sucesso”, ponderou.

Além dele, o jovem João Pedro Viturino explicou que a visita serviu para aumentar o arcabouço cultural do grupo. “Para gente é uma honra conhecer não só na teoria, mas também na prática. Principalmente para aqueles que querem seguir na carreira do Direito. É um engrandecimento cultural, conferimos como funciona o protocolo e isso serve para o amadurecimento profissional e humano”, pontuou.

E por fim o garoto de 15 anos, Pedro Henrique Schmit, falou que pretende seguir carreira jurídica. “Tenho a vontade de cursar a faculdade de direito e essa visita foi uma oportunidade que eu ainda não tinha tido. Estou muito satisfeito por estar aqui hoje, é uma verdadeira honra. Meus colegas também estão muito satisfeitos em poder participar dessa visita”, comentou.

Neif Figuri reiterou que as portas do Poder Judiciário de Mato Grosso estarão sempre abertas à sociedade. No ano de 2018, o ‘Nosso Judiciário’ contemplou 19 escolas, alcançando 4.064 estudantes. Desde o início do programa em 2015 até os dias atuais, 75 escolas públicas e privadas do ensino médio e ensino fundamental foram visitadas, totalizando 18.324 alunos.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 23/04/2024 19:10