Glemt contribui com leilão solidário do Hospital do Câncer

18 de dezembro de 2018

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt) participou de um ato de solidariedade e amor ao contribuir com o 10º Leilão Pela Vida, evento promovido pelo Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan) no dia 12 de dezembro, em Cuiabá. O objetivo foi captar recursos para o hospital, que hoje atua com um grande déficit orçamentário.  Entre as peças oferecidas estavam bois, obras de arte, eletrodomésticos, joias, roupas, poltronas, entre outros itens estavam entre os mais de 80 lotes de produtos doados por parceiros e voluntários que acreditaram na causa.

“Maçonaria na prática é assim, principalmente nesta nova fase denominada Executiva. Jamais vamos nos ausentar quando a questão é salvar vidas”

Realizado pela Estância Bahia Leilões, com transmissão ao vivo pelo Canal Terraviva, pelo aplicativo da leiloeira o EBL Web e pelo site www.estanciabahia.com.br, o evento reuniu voluntários em prol da instituição de saúde, sobretudo muitos empresários maçons.

Elçenice Prates, coordenadora de Leiões do Hcan, e Pèdro Calazans

Entre doações espontâneas e vendas de produtos e animais doados foram arrecadados aproximadamente R$ 600.000,00. Diversos lotes arrematados chegaram a ser doados novamente pelos seus compradores para ajudar aqueles que mais precisam. “Esse é um exemplo de solidariedade”, disse o grão-mestre da Glemt, Geraldo Macedo. Para o grande-orador da Glemt, Pedro Calazans, que representou o grão-mestrado na ocasião, foi um grande prazer saber que grande parte dos doadores e apoiadores do leilão eram maçons. “Maçonaria na prática é assim, principalmente nesta nova fase denominada Executiva. Jamais vamos nos ausentar quando a questão é salvar vidas”, completou Calazans.

O presidente do HCanMT, Laudemi Moreira Nogueira, explica que o repasse hoje feito pelo SUS ao hospital cobre em média 60% dos custos do local. Segundo ele, a cada ano o número de atendimentos cresce em Cuiabá. Em 2018 o número ultrapassou os 100 mil atendimentos. No ano passado foram realizados mais de 95 mil atendimentos e quase 37 mil atendimentos preventivos realizados em 87 municípios no interior de Mato Grosso com a Campanha de Prevenção. Além disso, em 2017 foram mais de 15 mil quimioterapias, cerca de 67 mil sessões de radioterapia, 3.843 cirurgias e 3.406 internações.

Hoje, o Hospital do Câncer de Mato Grosso conta com cerca de 458 funcionários diretos, um corpo clínico de 133 médicos e mais de 350 voluntários atuando.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 01:14