Após um dia de muitos trabalhos e reflexões sobre as práticas maçônicas, um belo jantar marcou o encerramento do 1º Grande Seminário da GLEMT. O evento foi realizado no sábado (23 de julho) e contou com grande presença da família maçônica. “Nós tivemos aproximadamente 400 inscritos entre irmãos e cunhadas, o que mostra o grande interesse em aprofundar o conhecimento maçônico. Estamos muito satisfeitos com este evento”, destacou o sereníssimo Grão Mestre da Glemt, Pedro Calazans.
Já o Grão Mestre Adjunto, irmão Francisco Claudio Jassniker, enfatizou que o seminário representa um marco na história da GLEMT. “A participação ativa de nossos irmãos e cunhadas demonstra o vigor e a união da nossa fraternidade. Saímos deste encontro mais fortalecidos e inspirados para continuar nossa jornada maçônica".
O seminário contou com presenças importantes no universo maçônico, como do editor-chefe da revista “Ciência e Maçonaria”, membro da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal e da Academia Brasileira de Ciência, Artes, História e Cultura – ABRASCI, Kennyo Ismail. “Nós temos que debater a inovação dentro da maçonaria. Hoje temos luz elétrica, condicionadores de ar, aparelhos sonoros... uma série de ferramentas que auxiliam a transmissão dos ensinamentos, porém enfrentamos barreiras para seguir adicionando tecnologias dentro de nossos templos. Eventos como este são muito importantes para trazer esta reflexão”.
Outro palestrante do seminário que participou do jantar de confraternização foi Cloves Gregório. Ele é historiador, professor e editor de livros. Membro do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, ocupou a função de Grande Secretário de Cultura. Autor de livros e artigos maçônicos, sendo mais recente o livro “Entendendo o Rito Escocês Antigo e Aceito”.