GLEMT promove conscientização sobre saúde masculina com a campanha Novembro Azul _
A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT) aderiu à campanha Novembro Azul, com foco na conscientização e prevenção do câncer de próstata. Durante este mês, a sede da GLEMT está iluminada em azul, reforçando a importância dos cuidados com a saúde masculina entre os membros da Maçonaria e suas famílias.
“Para a Maçonaria, cuidar da saúde é um compromisso que vai além do indivíduo. Incentivar a realização de exames preventivos e consultas regulares é uma forma de preservar o bem-estar da comunidade maçônica e apoiar a longevidade de cada membro. A campanha Novembro Azul destaca como valores fundamentais da Ordem, como o cuidado mútuo e a responsabilidade, são aplicados à promoção da saúde”, comentou o sereníssimo Grão Mestre da GLEMT, Pedro Ortega Calazans.
Atualmente, a faixa etária média dos três mil irmãos membros da Grande Loja em Mato Grosso é de 50,7 anos. Do total de irmãos, 1.326 possuem 51 anos ou mais.
Ele reforçou que as cunhadas também desempenham um papel vital ao incentivar seus maridos e familiares a cuidarem da saúde. “Muitas vezes, elas são as responsáveis por lembrá-los da importância dos exames de rotina”. A campanha reforça que a saúde masculina é uma responsabilidade compartilhada, e que o apoio das cunhadas e de toda a família maçônica fortalece a mensagem de prevenção.
Dados sobre o Câncer de Próstata
- O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
- Estatísticas mostram que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida.
- A detecção precoce aumenta as chances de cura, e exames como o PSA e o toque retal são recomendados para homens a partir dos 50 anos, ou dos 45 para aqueles com histórico familiar.