Grande Loja Maçônica de Mato Grosso apoia campanha “IWIRC Solidário” _
A solidariedade ganhou um importante aliado em Mato Grosso: a Grande Loja Maçônica do Estado, abraçou a campanha “IWIRC Solidário” e se tornou uma peça fundamental na luta por conscientização e apoio às mulheres vítimas de violência. A iniciativa, que começou como uma ação de arrecadação para atender mulheres acolhidas na Casa de Amparo de Cuiabá, cresce cada vez mais, impulsionada pelo apoio de instituições como a maçonaria e outros parceiros engajados.
Pedro Calazans, representante da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, destaca a relevância desse movimento dentro da instituição, historicamente fechada e masculina, mas que busca integrar as mulheres em discussões e ações transformadoras. “Estamos vivendo um momento sem precedentes. Durante o mês de março, tivemos palestras voltadas para o público feminino em muitas de nossas Lojas. Criamos a secretaria feminina na nossa administração, algo que nunca havia acontecido antes. As esposas de maçons têm participado ativamente e isso fortalece ainda mais a causa”, afirmou Calazans.
A maçonaria não apenas aderiu à campanha, como também tem promovido eventos que abordam o papel das mulheres na sociedade. Um exemplo disso foi o seminário realizado em julho de 2024 e que terá sua segunda edição neste ano, contendo palestras voltadas exclusivamente ao público feminino, marcando um importante passo para aproximar ainda mais os grupos femininos da instituição. A Grande Loja Maçônica também aderiu ao Outubro Rosa, iluminando sua fachada e participando de ações de apoio à causa.
“É essencial que as ações não fiquem restritas apenas à assistência imediata. A conscientização é a chave para transformar a sociedade. Não basta coibir a violência; precisamos trabalhar para que todos compreendam a importância do respeito e da igualdade”, reforçou Calazans.
Pequenos Passos, Grandes Transformações – Segundo Calazans, o objetivo é mobilizar diferentes segmentos profissionais e institucionais, como os três poderes constituídos, além de organizações da sociedade civil, para somar forças. “A adesão da maçonaria é simbólica e prática: além de apoiar as ações femininas da campanha, a instituição também busca direcionar esforços e recursos para áreas onde o impacto pode ser ainda mais significativo. Nosso trabalho conjunto pode fortalecer a causa e garantir que ela alcance mais pessoas, especialmente em comunidades que mais precisam”, enfatizou.
Aderiram a campanha além da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas (AUDIPE), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), o Instituto Mário Cardi Filho, a BPW Cuiabá, a OAB-MT e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), a empresária Leysa Gomes Bressane, a Prefeitura de Cuiabá através das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Mulher.
Como Participar da Campanha?
1. Doação de itens materiais
Roupas, sapatos, acessórios e maquiagens podem ser entregues na Secretaria da Mulher de Cuiabá, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 400, bairro Popular.
2. Doação em dinheiro
Contribua com qualquer valor através da conta do Instituto Mario Cardi Filho:
– Banco: Itaú Unibanco S.A. (341)
– Agência: 0288
– Conta Corrente: 36500-0
– CNPJ/Chave PIX: 30.107.132/0001-88
Sobre a IWIRC Brasil – A IWIRC Brasil (International Women’s Insolvency & Restructuring Confederation) é a seção brasileira de uma organização global que promove o desenvolvimento profissional e a conexão entre mulheres que atuam nas áreas de insolvência, recuperação judicial e reestruturação empresarial. Além de eventos e capacitações, a entidade realiza ações sociais como a campanha “IWIRC Solidário”, voltada ao apoio de mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo para sua retomada da autonomia e inserção no mercado de trabalho.