GLEMT levará projeto de bibliotecas maçônicas ao Seminário Interamericano da CMI em Cancún _
A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT) participará com destaque do Seminário Interamericano de Academias de Estudos Maçônicos, promovido pela Confederação Maçônica Interamericana (CMI). O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de abril, na cidade de Cancún, México, e reunirá lideranças e pesquisadores maçônicos de todo o continente americano, sob o tema: “Experiências e Propostas Educativo-Maçônicas de cara ao século XXI.”
Representando a GLEMT, o Resp∴ Ir∴ Gustavo Nahsan, Secretário de Cultura da Potência e Presidente da Academia Mato-grossense de Cultura e Letras, apresentará a conferência o
“Projeto de Obras Literárias para as Lojas Jurisdicionadas à GLEMT”. Trata-se da inciativa da Grande Loja no envio de uma curadoria de 21 obras fundamentais sobre simbolismo, rituais, ética, história da Maçonaria e formação dos três graus simbólicos.
Entre os autores das obras enviadas estão nomes consagrados como Theobaldo Varoli Filho, Jorge Adoum, Walter Bariani de Oliveira, Raymundo D’Elia Junior e Rizzardo da Camino. “Nosso objetivo é simples e profundo: levar a luz do conhecimento para dentro de cada Loja. A biblioteca é um templo do saber, e o saber é a base da liberdade, da fraternidade e da virtude”, afirma o Ir∴ Gustavo Nahsan, que também é doutorando em Direito, escritor e coordenador do curso de pós-graduação em Estudos Maçônicos da FAIPE.
A proposta que será apresentada busca consolidar a criação de bibliotecas físicas nas lojas jurisdicionadas à GLEMT. “O Grão Mestrado não apenas distribui livros. Nós semeamos cultura, incentivamos o pensamento crítico e valorizamos a produção intelectual de nossos próprios obreiros. Temos orgulho de apoiar a publicação de obras autorais produzidas por nossos irmãos, incentivando que suas reflexões, pesquisas e vivências possam se transformar em legado literário. Criamos o espaço para divulgação de artigos em nosso site, e pretendemos organizar concursos e publicações desses textos”, destacou o sereníssimo Grão Mestre da Glemt, Pedro Calazans.
Outra frente: biblioteca física na sede da GLEMT
Além das bibliotecas nas lojas, outro projeto que será apresentado por Nahsan é a criação da Biblioteca Física da GLEMT, na sede da Potência, em Cuiabá. A proposta prevê um centro de referência com livros raros, publicações maçônicas, periódicos e espaço para pesquisa e eventos culturais, aberto inclusive a estudiosos e interessados da sociedade.
Evento internacional: diálogo, inovação e tradição
O seminário reunirá representantes de diversas Grandes Lojas da América Latina e Caribe. A programação inclui palestras presenciais e virtuais sobre educação maçônica, ensino online, publicações, formação dos graus simbólicos e gestão do conhecimento na Ordem.
Entre os objetivos do evento estão:
- Intercambiar experiências pedagógicas bem-sucedidas entre as potências;
- Propor estratégias para a educação maçônica no século XXI;
- Fortalecer projetos educacionais online em toda a América.
Texto Daniel Dino
Grande Secretário de Comunicação da GLEMT