Glemt é reconhecida pelas GLs da Inglaterra e França

20 de abril de 2018

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt) tem muito a comemorar. Em dezembro de 2017 recebeu da Grande Loge Nationale Françaice, decreto instaurando as relações de reconhecimento e amizade entre as duas potências. Já em Março desse ano, foi a vez da United Grand Lodge of England dar o seu aval de reconhecimento à Glemt, juntamente com as Grandes Lojas do Amazonas, Minas Gerais e do Estado de Baja, Califórnia (EUA). O que isso significa? Quer dizer que a Maçonaria amplia e mantém seus laços de amizade e fraternidade.

Em 2018, ano em que a Glemt comemora 41 anos, o grão-mestre Geraldo de Souza Macedo brinda essa relação de amizade internacional e também da Grande Loja com o Grande Oriente do Estado (GOE) e com o Grande Oriente do Brasil (GOB). “Nossas histórias se fundem em um único propósito: Nos mantermos ancorados numa visão contemporânea visando a perfeição do homem e, sobretudo, mantendo a fé em Deus, que é o Grande Arquiteto do Universo”, analisou Geraldo.

“O irmão Geraldo Macedo conduziu bem essa relação de amizade tanto aqui, em Mato Grosso, quanto fora das nossas fronteiras e está de parabéns”, avaliou Ademir Lúcio de Amorim, grão-mestre do GOE. Antonio Francisco dos Passos, grão-mestre do GOB, diz que sem união não há sentido. “A vida só se completa se houver harmonia, paz e concórdia. Nesse ponto, Geraldo Macedo tem sido um bom mestre”, disse Antonio Passos durante a solenidade oficial de anúncio do tratado de amizade na sede da Glemt.

Raízes históricas

Essa história começou um pouco antes, quando Mato Grosso ainda era um único Estado. O ponto de partida foi dado em Aquidauana, hoje Mato Grosso do Sul, quando foi fundada a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, em 24 de novembro de 1962. Logo, a sede da administração central foi estabelecida em Campo Grande, capital do Estado irmão.

Com a divisão do Estado na década de 1970, criando Mato Grosso do Sul, Mato Grosso criou a sua Grande Loja em 07 de outubro de 1978. “Recomeçamos praticamente do zero, já que quase a totalidade das lojas ficaram com Mato Grosso do Sul”, observa Geraldo Macedo. A partir de uma reunião entre 24 maçons remanescentes unificaram-se 11 lojas na histórica Loja Filhos de Salomão nº01, localizada na Avenida Fernando Correa, em Cuiabá. Atualmente, a Glemt conta com 94 lojas instaladas em todas as regiões de Mato Grosso e um quadro de 2.450 obreiros.

 “O reconhecimento da Glemt pelas Grandes Lojas da Inglaterra e da França selam com louvor essa história”, diz Geraldo. Para o grão-mestre da Glemt, ter esse aval de duas potências tricentenárias enche Mato Grosso de orgulho. “Desde a sua fundação oficial em Londres, em 1717, que a Maçonaria contemporânea trabalha para tornar um homem bom, um homem melhor. Agora, em 2018, quando o País vive uma convulsão política, social e econômica, esse lema se fortalece ainda mais, pois o autoquestionamento é um passo essencial na busca pelo sentido da vida”, concluiu Geraldo Macedo.

Em 2017 a Maçonaria completou 300 anos de existência formal, mas historiadores remontam sua história a tempos milenares. (RUI MATOS).

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 06:42