Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso presente no II Seminário da Zona V da CMI

10 de fevereiro de 2020

Comitiva da GLEMT contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre e Presidente da Zona V, Ir.·. Geraldo Macedo, Eminente Grão-Mestre, Ir.·. Eleusino Leão, e do Grande Orador e Secretário da Zona V, Ir.·. Pedro Calazans.

Entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, na cidade de Salvador - BA, aconteceu o “II Seminário da Zona V da Confederação Maçônica Interamericana - CMI”, um evento cujo o propósito é a contribuição para o crescimento da Maçonaria brasileira, bem como o desenvolvimento da Instituição no âmbito latino-americano.

Nesta oportunidade o evento abordou os seguintes temas:

1º Tema: “Como promover de forma integrada, ações por meio da articulação social junto à sociedade civil, com o intuito de contribuir para a solução de problemas socioeconômicos”.

2º Tema:  “Promover o apoio à estruturação do ensino e formação através dos Ritos, a cultura e a história da Instituição, motivando os Mestres Maçons para a ação interna (aperfeiçoamento) e externa (socioeconômica)”.

Para cada painel foram criados grupos para debates e sugestões, que foram compiladas e votadas, definindo três ações principais para cada tema proposto.

Durante as discussões, além das mais diversas sugestões, foram aprovados dois projetos:

1º Projeto: Trata-se da criação do Centro de Inteligência Maçônica, uma ação externa no qual o objetivo é “propor programas e ações que resultem na edição de manifestos e apoio à realização de estudos, seminários, encontros, palestras e debates sobre a realidade e cenário sociopolítico que contribuam para pensar o Brasil que desejamos à luz dos nossos valores, propondo caminhos para um futuro melhor”.

2º Projeto: Criação do Núcleo de Altos Estudos Maçônicos (NAEM), uma proposta interna com a intenção de ser um órgão de “estudos, pesquisas e orientação para a qualificação, atualizando o processo de aperfeiçoamento moral e intelectual dos Maçons pelo conhecimento da doutrina, da filosofia e dos mistérios da Simbologia Maçônica, bem como a realização dos Princípios Gerais e dos Ideais da Maçonaria Universal”.

Além dessas atividades, na noite do dia primeiro de fevereiro, foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 30 anos do Grande Oriente da Bahia – GOBA, que contou com a presença de toda nossa comitiva.

Outro momento muito especial foi a aprovação da adoção de uma Palavra Semestral única para as três obediências, bem como a adoção do Livro Negro Nacional, estimulando ainda mais o elo entre Grande Oriente do Brasil - GOB, Confederação Maçônica do Brasil - COMAB e Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB.

Estiverem presentes no evento o Secretário Geral da CMSB, Ir.·. Cassiano Teixeira, Presidente da COMAB, Ir.·. Noê Paulino, e Grão-Mestre do GOB, Ir.·. Múcio Bonifácio Guimarães.

Parabéns aos irmãos Geraldo Macedo e Pedro Calazans, Presidente e Secretário, respectivamente, da Zona V da CMI, pela organização do evento, expandindo a maçonaria mato-grossense para o âmbito latino-americano.

Foi um final de semana que entrará na historia de toda a maçonaria, promovendo a união, harmonia e trabalho.

Assessoria de Comunicação
Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 16:27